A Emitrade abriga, em sua estrutura física, os Consulados da Suécia, Noruega e Holanda, países com histórico admirável de atividades na área de Direitos Humanos e Responsabilidade Social e Ambiental.  A linguagem, a expressão e as diversas atividades da Emitrade neste setor estão diretamente relacionadas e vinculadas a um posicionamento expressamente efetivo e de maneira mais ampla em conjunto a estes países.



Projeto Aproximação Ceará – Suécia

     O intercâmbio do Ceará com a Suécia é extremamente enriquecedor para ambas as partes envolvidas, além do fato de que e as áreas de atuação de um e outro estão dentro dos parâmetros sociais, culturais e comerciais. A região tem muitos atributos a oferecer e muito a absorver de uma cultura tão rica como a sueca.

Realização da 1ª Semana Cultural e Comercial Ceará – Suécia em Março de 2004

  • Cocktail no navio escola HMS Carlskrona.
  • Workshop e troca de experiência culinária Sueca e Cearense.
  • Mostra de filmes Suecos.
  • Exposição de fotografias: Claro Janssen.
  • Fórum de discussão sobre temas femininos no dia Internacional da Mulher
  • Encontro de aproximação comercial Ceará – Suécia

 
Seminário Internacional sobre Prostituição e Tráfico Humano – Novembro de 2004
     Iniciativa do Instituto Sueco em vários países como Rússia, Polônia, República Tcheca, Alemanha, Lituânia, Argentina e Brasil (Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza).
     O Seminário organizado em conjunto com a Assembléia Legislativa foi considerado o maior do mundo e os resultados em termos de conscientização sobre a seriedade do problema que enfocamos da exploração da Criança e Adolescente. O desdobramento na implementação de políticas repressivas e de esclarecimento a sociedade foram extremamente gratificantes.

Seminário Internacional sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes – Outubro de 2005
     Desdobramento e continuação da iniciativa dos projetos anteriores onde a Rainha Sílvia da Suécia foi convidada. Infelizmente, por motivos pessoais, a Rainha não pôde comparecer, enviando o Ministro de Estado para prestigiar o evento.

SymbioCityRoadshow 2010
     Melhorar a qualidade de vida das pessoas e, ao mesmo tempo, encontrar uma forma lucrativa e eficiente de reduzir custos. Tudo isso sem esquecer, porém, de preservar a natureza. Parece utópico para a realidade socioeconômica cearense, mas uma comitiva formada por 19 empresários e gestores públicos da Suécia esteve, em Fortaleza, dia 9 de dezembro/2010, para mostrar que esse grupo de ações pode funcionar em harmonia e trazer resultados espetaculares.Os suecos trouxeram para a Capital cearense o SymbioCity, apresentando a marca comercial que reflete todo o conhecimento e experiência com relação à abordagem daquele país para a sustentabilidade urbana. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).Representantes de seis empresas do país europeu (Volvo, Scania, Envac, ABB, Saab e ITT Water&Wastewater) e da prefeitura de Borås, cidade sueca considerada modelo nesse tipo de prática, trocaram experiências sobre a questão do desenvolvimento sustentável.Para a embaixadora da Suécia no Brasil, AnnikaMarkovic, o SymbioCity foi um primeiro passo para fortalecer uma parceira importante com o Ceará.

Projeto “Fale com Ela”
     A Emitrade busca, de maneira simbólica, com este projeto, contribuir como exemplo de uma empresa engajada na luta pela valorização da figura da Mulher, comatendo injustiças e violências que lhes são infligidas de maneira indigna e vergonhosa.
Nosso objetivo é lutar por garantira cidadania, desafio traduzido na conscientização de que a sociedade pode e deve protestar contra qualquer injustiça praticada contra a mulher. A Emitrade é composta por mulheres e homens que, de maneira espontânea, se juntam a sociedade feminina na questão da salvaguarda de seus direitos.

Conselheiros da EDISCA

www.edisca.org